17 abril 2014

O que causa a síndrome pós-pólio?

Nos primeiros anos, houve alguma especulação de que a causa pode ser um "retorno" da pólio ou reativação do vírus da pólio, o que não é o caso. A teoria geralmente aceite é melhor demonstrado pelos seguintes diagramas.

Degeneração das células nervosas (neurônios), durante Poliomielite Aguda.

Diagrama da secção da medula espinhal saudável com as células nervosas (células nervosas motoras) ramificação para os músculos.

Durante a infecção aguda da poliomielite a célula nervosa é invadido por poliovírus.

 Neste diagrama, uma das células nervosas tenha sido infectado pelo vírus da pólio, enquanto o seu vizinho não tem. 

Destruição das células nervosas infectadas resulta uma falta de suprimento nervoso para os músculos.

Se este processo ocorre numa escala suficientemente grande, pode resultar em perda da função muscular, e pode provocar fraqueza ou paralisia.


Recuperação da Poliomielite Aguda Paralítica.

Imediatamente após a poliomielite paralítica,  as células nervosas motoras sobrevivendo no tronco cerebral e na medula espinhal estendem novas reinervações para reconectar a célula nervosa para o músculo. Estes são chamados de brotos.

Neste diagrama, os novos brotos são agora capazes de desencadear a contração nos músculos e função muscular pode ser parcialmente ou totalmente recuperado.

 Assim, muitas células nervosas motoras acabam fornecendo várias vezes o número de fibras musculares que passam a abastecerem normalmente o músculo atingindo pela poliomielite aguda.

Mecanismo de Síndrome Pós-Poliomielite 

 Wiechers e Hubbell propôs que estes novos brotos não são indefinidamente estável ... Wiechers, D. & SL Hubbell. 1981. alterações tardias no bloco do motor após poliomielite aguda. Muscle & Nerve 4: 524-528.

 ... Mas degenerar ao longo do tempo devido a um fenômeno de "excesso de esforço", resultando mais uma vez nas perda fibras musculares resultando em nova fraqueza e perda de função motora.